SAÚDE – “Campanha de Multivacinação no Rio de Janeiro disponibiliza 600 pontos de vacinação para atualização das cadernetas de crianças e adolescentes”

No último sábado (2), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro promoveu o dia D da Campanha de Multivacinação, que tinha como objetivo atualizar as cadernetas de vacinação de meninas e meninos de zero a 14 anos. A ação contou com 600 pontos de vacinação espalhados por toda a cidade, entre unidades de saúde e postos extras, facilitando o acesso da população.

Essa campanha faz parte do Vacina Rio, uma grande mobilização que busca estimular a imunização dos cariocas de todas as idades e em todas as regiões da cidade. Ela se estenderá até o dia 15 de setembro e conta com 238 salas de vacinação do município.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, esse é um esforço conjunto para não deixar as crianças desprotegidas. Mais de 12 mil profissionais estão envolvidos diretamente com a campanha e o objetivo é conferir a caderneta de vacinação de mais de 1 milhão de crianças ao longo desse período. Soranz convocou todos os pais que ainda não conferiram a caderneta vacinal para que verifiquem se seus filhos estão com as vacinas de rotina em dia e procurem um dos 600 pontos de vacinação distribuídos pela cidade.

A multivacinação tem como objetivo atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes de acordo com o calendário básico preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Isso aumenta a cobertura vacinal desse público e reduz o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis. Cerca de 20 diferentes vacinas estavam disponíveis e a estimativa era de que mais de 1,1 milhão de crianças e adolescentes estivessem elegíveis para a atualização da caderneta.

A secretaria recomendou que os pais e responsáveis levassem aos postos a caderneta de vacinação da criança ou adolescente, ou algum outro comprovante da situação vacinal, para avaliação das equipes de saúde. Dessa forma, foi possível verificar quais vacinas eram necessárias para cada caso. As vacinas disponibilizadas incluíam BCG, Pentavalente, Pólio inativada (VIP), Pólio atenuada (VOPb), Pneumocócica 10, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Tríplice viral, Tetra viral, DTP, HPV, contra Febre Amarela, Hepatite B, Hepatite A, rotavírus, varicela, influenza e covid-19 (bivalente), entre outras.

Caso houvesse indicação, as vacinas necessárias para atualização poderiam ser aplicadas simultaneamente. A campanha foi de extrema importância para garantir a proteção das crianças e adolescentes, contribuindo para a prevenção de diversas doenças.

Sair da versão mobile