SAÚDE – Butantan encerra desenvolvimento da vacina Butanvac contra covid-19 devido a resultados abaixo do esperado, anuncia instituto em comunicado oficial.

A notícia divulgada pelo Instituto Butantan nesta sexta-feira (23) pegou a todos de surpresa. O desenvolvimento da vacina Butanvac, contra a covid-19, foi oficialmente encerrado. Os estudos estavam na Fase II, com testes sendo realizados em 400 voluntários, porém os resultados obtidos não atingiram as expectativas da instituição.

Segundo a nota oficial divulgada pelo Instituto, a Butanvac apresentou resultados aquém do esperado, dobrando a quantidade de anticorpos contra a doença após 28 dias de aplicação, enquanto a meta seria uma produção quatro vezes maior de anticorpos. Essa performance inferior colocou a vacina em desvantagem em relação a outras já disponíveis no mercado.

O diretor do Butantan, Esper Kallás, explicou que o ensaio clínico foi crucial para a tomada dessa difícil decisão. O respeito absoluto pelo processo e pelos resultados científicos levou à interrupção do desenvolvimento da Butanvac, visando agora direcionar esforços para rotas mais promissoras na busca por uma vacina eficaz.

Internacionalmente conhecida como NDV-HXP-S, a vacina estava sendo desenvolvida em parceria com o Instituto de Vacinas e Biologia Médica do Vietnã e a Organização Farmacêutica Governamental da Tailândia. Utilizando tecnologias já dominadas pelo Instituto Butantan para produção de vacinas contra a gripe, a Butanvac se baseava na produção de antígenos em ovos de galinha.

A decisão de encerrar o desenvolvimento da vacina Butanvac marca mais um capítulo na busca pela imunização contra a covid-19, mostrando a importância da ciência e da constante avaliação dos resultados para garantir a segurança e eficácia das vacinas disponíveis para a população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo