Segundo dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses, o Brasil apresentou uma redução de cerca de 60% nos casos prováveis de dengue nas seis primeiras semanas de 2025, totalizando 281.049 registros. Esse número é significativamente menor em comparação com o mesmo período do ano anterior, que contabilizou 698.482 casos prováveis da doença.
O Ministério da Saúde considerou essa redução como substancial e atribuiu o resultado à mobilização nacional promovida em conjunto com estados e municípios, como parte do Plano de Ação para Redução dos Impactos das Arboviroses lançado pelo Governo Federal em setembro de 2024.
De acordo com o relatório, 17 unidades federativas apresentaram redução nos casos prováveis de dengue, com os maiores declínios registrados no Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amapá e Paraná. Por outro lado, dez estados, incluindo Tocantins e Pernambuco, apresentaram aumento no comparativo com o mesmo período do ano anterior.
Em relação à incidência, os estados com maior número de casos prováveis por 100 mil habitantes são Acre, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, sendo São Paulo o estado com o maior número de registros, com 164.463 casos apenas em 2025 – um aumento de aproximadamente 60% em relação a 2024.
A preocupação atual está relacionada à circulação do sorotipo 3 da dengue, que não era predominante no país há mais de 15 anos. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu um alerta epidemiológico sobre o risco elevado de surtos de dengue tipo 3 nas Américas, ressaltando a importância de reforçar a vigilância, o diagnóstico precoce e a gestão clínica para enfrentar um potencial aumento de casos da doença.
Os sorotipos da dengue oferecem imunidade vitalícia apenas contra o sorotipo específico contra o qual o paciente foi infectado, o que aumenta o risco de formas graves da doença em infecções subsequentes de outros sorotipos. O ressurgimento do sorotipo 3 levanta preocupações sobre seu impacto na saúde pública e aumenta a vulnerabilidade de populações não previamente expostas a ele.