Segundo o Ministério da Saúde, é fundamental que todos os brasileiros atualizem o esquema vacinal com todas as doses recomendadas para cada faixa etária, incluindo o reforço bivalente. A pasta ressaltou que todas as vacinas disponíveis no SUS atualmente são eficazes contra variantes que circulam no país, prevenindo sintomas graves e mortes.
Além disso, foi informado que o antiviral nirmatrelvir/ritonavir está disponível na rede pública para o tratamento da infecção por covid-19 em idosos com 65 anos ou mais e imunossuprimidos com 18 anos ou mais, logo que os sintomas aparecerem e houver a confirmação de teste positivo.
As subvariantes JN.1 e JG.3, inicialmente detectadas no Ceará, já estão se espalhando globalmente e foram encontradas em 47 países, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O ministério afirmou que está alinhado com todas as evidências científicas e com as recomendações mais atualizadas da OMS para o enfrentamento da covid-19.
Para o próximo ano, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão da vacina covid-19 pediátrica no calendário nacional de vacinação e a imunização da população de alto risco para agravamento da doença a partir de 2024. O órgão garantiu ter estoque suficiente para ambos os grupos no próximo ano.
Além disso, os dados apontam que medidas de prevenção e controle da covid-19 devem ser reforçadas em crianças para protegê-las de formas graves da doença e amenizar a propagação do vírus na população em geral. A partir de 2024, o esquema vacinal completo para crianças de 6 meses e menores de 5 anos contará com três doses.
O Ministério da Saúde também afirmou que desde o fim de novembro está em contato permanente com as autoridades de saúde do Ceará para prestar apoio ao estado. Uma equipe de resposta rápida e da área técnica de vigilância epidemiológica da covid-19 da pasta está de prontidão para seguir para o local, assim que for solicitada.
Portanto, é essencial que a população continue seguindo as medidas de prevenção e controle da doença para evitar o agravamento da situação e proteger a saúde de todos.









