SAÚDE – Botucatu Lança Campanha de Vacinação em Massa Contra Dengue com Imunizante Inovador do Instituto Butantan e Avaliação de Eficácia em Diversas Cidades.

No próximo domingo, 18 de junho, a Prefeitura de Botucatu, localizada no interior de São Paulo, iniciará uma campanha abrangente de vacinação contra a dengue. A iniciativa, que é parte integrante de um abrangente estudo em colaboração com o Ministério da Saúde, a Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Instituto Butantan, visa avaliar a eficácia da vacina Butantan-DV, um imunizante inédito que foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é o primeiro do mundo a ser aplicado em dose única.

A vacinação inicial será destinada a voluntários que participaram dos testes clínicos da vacina, além de moradores das cidades de Botucatu, Maranguape (CE) e Nova Lima (MG). Após isso, profissionais de saúde do atendimento primário também serão imunizados, com a esperança de expandir a vacinação ao público geral à medida que mais doses sejam disponibilizadas. O plano é começar a campanha pela população adulta, com idades entre 59 e 15 anos progredindo gradualmente.

A vacina Butantan-DV, desenvolvida com tecnologia de vírus vivo atenuado, foi criada em uma parceria com a empresa chinesa WuXi Vaccines. Ela promete proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue, com estimativas de que até 30 milhões de doses sejam entregues ao Ministério da Saúde até 2026.

Essa não é a primeira vez que Botucatu implementa uma vacinação em larga escala para avaliar um imunizante; em uma iniciativa anterior, foi aplicada a vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz contra a COVID-19. O estudo clínico do Butantan-DV demonstrou uma eficácia notável: quase 75% em casos gerais de dengue e 100% em hospitalizações.

A perspectiva é vacinar cerca de 90% da população com idades entre 15 e 59 anos, totalizando aproximadamente 80 mil pessoas. Para facilitar a imunização, todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade e o Espaço Saúde estarão disponíveis entre 8h e 17h, com um total de 28 postos de vacinação.

Para minimizar a formação de filas, a Secretaria Municipal da Saúde recomenda que pessoas entre 35 e 59 anos se vacinem pela manhã, enquanto aqueles de 15 a 34 anos devem comparecer à tarde. Os cidadãos precisarão apresentar um documento de identificação com foto, CPF e um comprovante de endereço para receber a dose.

A dengue é uma enfermidade viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, com sintomas como febre alta, dores corporais, entre outros. O combate ao mosquito é fundamental para a prevenção da doença, e ações como a eliminação de água parada em recipientes são essenciais para mitigar os riscos de infecção.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo