SAÚDE – Boletim InfoGripe da Fiocruz aponta rinovírus como principal causa de SRAG em crianças e Covid-19 em idosos, com tendência de queda.



Segundo o Boletim InfoGripe divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o rinovírus continua sendo o principal responsável por casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças e adolescentes de até 14 anos, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, enquanto a Covid-19 prevalece entre os idosos.

A pesquisadora do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e do InfoGripe, Tatiana Portella, ressaltou a redução no número de hospitalizações relacionadas ao rinovírus e à Covid-19 em grande parte do país. Ela destacou que houve uma diminuição nos novos casos de SRAG em todo o território nacional, assim como uma estabilização ou queda nos casos em vários estados.

No estado do Rio de Janeiro, foi observado um aumento nos casos de SRAG em todas as faixas etárias, com destaque para a associação com o rinovírus em crianças e adolescentes e com a Covid-19 em idosos. Apesar disso, a Fiocruz apontou que, com exceção dos idosos de 50 a 64 anos, os casos de SRAG no estado já apresentam sinais de desaceleração do crescimento.

Em 2024, a SRAG registrou 9.726 óbitos e 158.788 casos notificados em todo o país, conforme dados do Boletim InfoGripe. Essas informações reforçam a importância da vigilância e do monitoramento contínuo da saúde pública, especialmente diante da proximidade entre os diferentes vírus respiratórios.

A tendência de queda ou estabilidade nos casos de SRAG destacada pela Fiocruz indica uma possível melhora na situação da saúde respiratória no Brasil, ressaltando a importância das medidas de prevenção e do acompanhamento dos casos para garantir o bem-estar da população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo