A análise se refere à Semana Epidemiológica de 25 a 31 de agosto e aponta Goiás e São Paulo como os estados que mais se destacam neste momento pelo aumento de casos de Covid-19. A preocupação maior recai sobre São Paulo, devido à grande movimentação de pessoas que circulam pelo estado e depois se deslocam para outras regiões, o que pode impulsionar a disseminação da doença pelo país.
A pesquisadora Tatiana Portella enfatizou a importância da vacinação contra a Covid-19 para os grupos de risco e a necessidade de cuidado para evitar a transmissão do vírus. Em casos de sintomas, é recomendado o isolamento em casa, inclusive para crianças e adolescentes. A alta do rinovírus nessa faixa etária exige precaução, sendo a recomendação ficar em casa e não frequentar a escola em caso de sintomas gripais.
A análise do Boletim InfoGripe mostra que os casos de SRAG por rinovírus estão concentrados principalmente na região Nordeste, Centro-sul e Norte do país. O VSR e o rinovírus seguem como as principais causas de internações e óbitos em crianças até dois anos. Em relação aos dados epidemiológicos, os casos positivos de SRAG registraram uma prevalência de 28,4% para a Covid-19, 12,4% para influenza A, 2,6% para influenza B e 11,3% para VSR nas últimas quatro semanas.
No ano epidemiológico de 2024, foram notificados 123.082 casos de SRAG, com 48,3% resultando positivo para algum vírus respiratório. Dentre os casos positivos, 18,7% foram influenza A, 0,6% influenza B, 41,6% VSR e 18% Covid-19. Já os óbitos registrados durante o ano somaram 7.370, com 52,2% dando positivo para algum vírus respiratório.
O Boletim InfoGripe destaca 17 unidades federativas com tendência de crescimento de SRAG a longo prazo, incluindo Alagoas, Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros. Entre as capitais, 11 apresentaram crescimento dos casos de SRAG, como Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo. A análise reforça a importância da vacinação e dos cuidados para conter a disseminação do vírus em meio ao cenário de aumento dos casos de SRAG no país.