SAÚDE – Anvisa fiscaliza clínicas estéticas em Brasília, Goiânia, São Paulo e Belo Horizonte e identifica diversas irregularidades, colocando a saúde dos usuários em risco.

Uma operação conjunta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com vigilâncias sanitárias estaduais e municipais está fiscalizando clínicas de estética nas cidades de Brasília, Goiânia, São Paulo, Osasco (SP), Barueri (SP) e Belo Horizonte. O objetivo é verificar as condições sanitárias e a regularidade dos estabelecimentos e produtos utilizados, visando evitar situações que possam representar riscos à saúde dos usuários.

No primeiro dia da operação, iniciada na última quarta-feira (12), foram inspecionados 19 serviços de estética e embelezamento, nos quais a Anvisa identificou alguma irregularidade. Em todos os casos, foi lavrado um auto de infração e será aberto um processo para apuração e possível aplicação de penalidades.

Dentre as irregularidades encontradas, estão a comercialização de produtos sem registro no Brasil, manipulação inadequada de medicamentos por farmácias, equipamentos descalibrados e armazenamento de produtos sem controle de temperatura. Em várias clínicas, foram apreendidos produtos considerados irregulares.

Em uma clínica em Osasco, por exemplo, foram encontradas mais de 300 ampolas de produtos injetáveis em condições de risco à saúde, além de equipamentos médicos que precisaram ser interditados. Em Belo Horizonte, fiscais encontraram anestésicos vencidos, fios e cânulas sem registro na Anvisa, resultando na interdição da clínica.

Além disso, em Goiânia, foram identificados produtos manipulados com nomes de funcionários no lugar dos pacientes, tentando burlar a fiscalização, e em Belo Horizonte, instrumentos de uso único para microagulhamento da pele estavam sendo reutilizados, pondo em risco a saúde dos clientes.

As empresas autuadas nesta operação poderão receber penalidades que vão desde advertências até o cancelamento de autorizações e licenças. Produtos sem registro ou manipulados de forma irregular foram encaminhados às autoridades policiais para subsidiar investigações.

Portanto, a ação da Anvisa junto às vigilâncias sanitárias é fundamental para garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados pelas clínicas de estética, protegendo a saúde dos consumidores e coibindo práticas ilegais no setor.

Sair da versão mobile