Segundo a Anvisa, as advertências sanitárias precisam ser atualizadas de forma recorrente para garantir a eficácia de comunicar ao público os principais danos à saúde causados pelo consumo dos derivados do tabaco e as substâncias contidas nos produtos que causam esses danos. A agência destacou a importância de manter a população informada sobre os riscos do tabagismo.
A audiência pública está marcada para acontecer das 9h às 13h no auditório da agência em Brasília. O evento será aberto ao público, porém a capacidade do local é limitada a 240 participantes, com acesso por ordem de chegada. A recomendação é chegar com antecedência para garantir a participação.
Em comunicado, a Anvisa ressaltou que as advertências sanitárias são uma das campanhas de comunicação em saúde mais efetivas já desenvolvidas no Brasil, colaborando significativamente com a política de combate ao tabagismo. A estratégia da agência é atualizar o layout e a distribuição dos elementos nas embalagens para aumentar o impacto das mensagens.
Para chegar à proposta atual, a Anvisa realizou um estudo de avaliação das advertências atuais e formou um grupo técnico de especialistas para analisar os requisitos técnicos necessários para o desenvolvimento do novo conjunto de advertências. A iniciativa visa reforçar a conscientização sobre os perigos do consumo de tabaco e incentivar a redução do hábito de fumar na população.