SAÚDE – Anvisa determina recolhimento de produtos de decoração alimentícia que contêm substâncias não autorizadas, incluindo glitter e plásticos. Apreensão também afeta empresa com origem desconhecida.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, na última segunda-feira, 19 de junho, a decisão de recolher urgentemente produtos destinados à decoração de alimentos que contêm substâncias consideradas inadequadas e não autorizadas. Entre os itens em questão estão produtos com glitter e polímeros plásticos, cuja utilização na alimentação é motivo de preocupação devido aos riscos à saúde.

Os produtos afetados incluem a famosa “Folha de Ouro” da marca Morello, além de um pó ou brilho similar, também da mesma marca, ambos disponíveis em diversas cores. A fabricação desses itens é atribuída à 3JG Indústria e Comércio de Artigos para Confeitagem Ltda. Eles têm sido encontrados em plataformas de vendas online como Shopee, Mercado Livre e Amazon, além de serem promovidos em redes sociais como o Instagram.

A Anvisa não apenas determinou o recolhimento desses produtos, mas também suspendeu sua comercialização, distribuição, fabricação e consumo. Essa ação visa proteger a população de possíveis efeitos adversos à saúde associados ao uso dessas substâncias não regulamentadas.

Em um movimento adicional, a agência instaurou a apreensão de todos os produtos comercializados pela empresa Nykax Produtos Naturais, cuja origem é desconhecida. Esta medida decorreu de uma tentativa anterior de inspeção realizada pela Vigilância Sanitária de Curitiba, em dezembro do ano passado, onde a equipe não encontrou a empresa no endereço fornecido.

Com a determinação da Anvisa, a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso dos produtos da Nykax ficam proibidos. Essas ações refletem uma postura rigorosa da agência, que busca garantir a segurança alimentar e a saúde pública, especialmente em um ambiente onde o comércio online se expande rapidamente, e muitos consumidores podem não ter plena consciência dos riscos associados ao uso de adornos alimentares inadequados. A decisão da Anvisa serve como um alerta para a importância de verificar a procedência dos produtos que consumimos e utilizamos na preparação de alimentos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo