Em um ofício enviado na última sexta-feira (7), a ANS solicitou explicações à Golden Cross após anúncios na imprensa sobre a suspensão da venda dos planos. A agência deixou claro que a operadora não pode suspender a comercialização dos seus produtos na data anunciada (18 de junho) sem a devida autorização da ANS. Todos os planos que estão registrados na agência como “ativos” devem permanecer disponíveis para aquisição pelos consumidores.
Além disso, a ANS esclareceu que a utilização da rede da Amil pelos beneficiários da Golden Cross não requer autorização específica, uma vez que isso é permitido pela legislação e normativas da saúde suplementar. No entanto, é necessário comunicar à ANS qualquer mudança no tipo de contratação registrada, como a utilização da rede indireta da Amil.
A ANS ressaltou que, apesar desta parceria com a Amil, não haverá mudanças no atendimento aos clientes, e a Golden Cross permanece responsável pela prestação de assistência. As operadoras são obrigadas a oferecer todos os serviços previstos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, de acordo com o contrato e dentro dos prazos definidos pela agência.
Até o momento, a Golden Cross não se pronunciou sobre o assunto quando procurada pela Agência Brasil. A ANS aguarda os esclarecimentos da operadora para que todas as questões sejam devidamente esclarecidas e os consumidores não sejam prejudicados.