De acordo com a ANS, a suspensão da comercialização dos planos não afetará os beneficiários atuais da operadora, uma vez que os contratos existentes não foram cancelados. A partir de 10 de julho, a Golden Cross ainda manterá 29 planos ativos para comercialização, sendo 17 exclusivamente odontológicos e 12 médico-hospitalares.
Ressalta-se que a Golden Cross tem a opção de solicitar a suspensão desses planos a qualquer momento, caso assim deseje.
A medida foi anunciada pela Golden Cross em um comunicado enviado aos seus clientes e corretores em 6 de junho. Em resposta, no dia 10 do mesmo mês, a ANS notificou a operadora e solicitou esclarecimentos sobre a suspensão das novas vendas dos planos de saúde, uma vez que a agência não havia sido oficialmente informada.
Paralelamente, outra mudança relevante foi comunicada pelas operadoras de saúde Golden Cross e Amil. Em um comunicado conjunto, as empresas informaram cerca de 240 mil clientes dos planos médicos empresariais da Golden Cross que, a partir de 1º de julho, passarão a ser atendidos na rede credenciada da Amil após uma reestruturação.
A ANS também solicitou mais informações sobre essa parceria entre as duas operadoras, reconhecendo que o uso de rede de uma operadora por outra prestadora de serviços de saúde suplementar é legalmente permitido, sem a necessidade de autorização da agência. No entanto, é fundamental que a ANS seja comunicada sobre as mudanças nos contratos e na rede de prestadores de serviços de saúde para os clientes.
Para mais detalhes sobre a cobertura de seu plano de saúde, os usuários podem acessar o site da ANS.