O resultado impactou nas posições das equipes na tabela. O São Paulo, que já estava garantido na fase de grupos da Libertadores de 2025, permaneceu no sexto lugar, com 59 pontos, e não pode mais ser ultrapassado pelo Bahia, sétimo colocado. Já o Grêmio, com a vitória, chegou aos 44 pontos e praticamente selou a permanência na Série A do Brasileirão. Para evitar o rebaixamento de forma matemática, a equipe de Renato Gaúcho precisa torcer por um tropeço do Bragantino contra o Cruzeiro.
O jogo foi marcado por momentos de emoção e muitas chances de gol para ambas as equipes. Desde o início, o Grêmio pressionou o São Paulo, levando perigo ao gol de Rafael logo nos primeiros minutos. O Tricolor paulista não se intimidou e buscou o empate, mas viu o time da casa ampliar a vantagem ainda no primeiro tempo.
Na segunda etapa, o São Paulo esboçou uma reação e chegou a diminuir o placar com um belo gol de Luiz Gustavo. A equipe ainda reclamou de um possível pênalti não marcado pelo árbitro. Mesmo pressionando nos minutos finais, o time paulista não conseguiu chegar ao empate, e o Grêmio saiu de campo com a vitória por 2 a 1.
Com o resultado, o Grêmio conquista uma vitória fundamental para se distanciar da zona de rebaixamento e praticamente garantir sua permanência na elite do futebol brasileiro. Por outro lado, o São Paulo terá que buscar a recuperação em sua próxima partida, marcada para quarta-feira, contra o Juventude, no Morumbi. Já o Grêmio enfrentará o Vitória, também na quarta-feira, no Barradão, em Salvador.