O processo de reforma foi abrangente e incluiu a recuperação da estrutura e a substituição do chapeamento do casco da embarcação. Além disso, os equipamentos de navegação e comunicação passaram por uma revisão completa.
Entre as melhorias destacam-se a instalação de novas rampas quebra-mar, a inserção de extintores de incêndio, botes de salvamento, coletes salva-vidas e bóias. A embarcação também recebeu um novo sistema elétrico de iluminação, novos sistemas de comando e de monitoramento dos motores e reversores.
A travessia entre Santos e Guarujá, que atravessa 450 metros do canal do Porto de Santos, atende uma média diária de mais de 20 mil usuários. De acordo com o governo do Estado, esta é uma das maiores travessias do mundo em termos de volume de demanda. O sistema é composto por duas linhas de navegação: uma mista, que atende pedestres, ciclistas e veículos, e outra exclusiva para veículos.
Paralelamente, o governo estadual também está investindo na travessia São Sebastião-Ilhabela. Estão sendo destinados R$ 6,9 milhões para a reforma do atracadouro de São Sebastião e R$ 6,3 milhões para o de Ilhabela. A expectativa é que essas obras sejam concluídas entre agosto e setembro deste ano.
A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, destacou que a entrega da FB-27 é significativa no contexto de um amplo programa de modernização de balsas. “Esta é a oitava balsa que entregamos reformada e modernizada desde o início desta gestão. Outras três serão entregues até setembro, totalizando R$ 80 milhões em investimentos apenas em embarcações”, afirmou a secretária.
Adicionalmente, o governo sinalizou que o serviço de travessias, que inclui oito linhas operadas pelo Departamento Hidroviário, está sendo preparado para atrair investimentos privados. “A consulta pública para a parceria público-privada está em fase de preparação e deve ser aberta no próximo trimestre, com o lançamento do edital previsto para o início do próximo ano”, informou o governo estadual.
Com esses investimentos contínuos e melhorias significativas, o Governo de São Paulo busca não apenas melhorar a infraestrutura atual, mas também atrair investidores privados para garantir a sustentabilidade e a eficiência dos serviços de travessia a longo prazo.