São Paulo em alerta: cidade volta a sofrer com fortes chuvas e alagamentos; previsão indica mais instabilidade para os próximos dias.



Na noite deste sábado (1º/2), a cidade de São Paulo e região metropolitana foram atingidas por fortes chuvas após algumas horas de tempo seco. O Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo (CGE-SP) decretou estado de atenção para alagamentos em toda a cidade às 19h36. Bairros como Casa Verde, Jaçanã/Tremembé, Vila Guilherme, Butantã, Lapa, Mooca, entre outros, foram duramente afetados, com 13 alagamentos ativos.

Vídeos mostraram a situação crítica dos bairros ao redor do Rio Tietê, com ruas completamente inundadas. Moradores do Jardim Pantanal relataram que além dos alagamentos, cobras e ratos foram vistos pelas ruas. Uma moradora perdeu tudo, incluindo um freezer lotado de alimentos para vender. Os bombeiros foram acionados para prestar assistência.

Segundo o CGE-SP, as zonas sul, sudeste, norte, oeste, leste, centro e as Marginais dos Rios Tietê e Pinheiros continuam em estado de atenção. As próximas horas ainda prometem chuvas de moderada intensidade, principalmente na Zona Sudeste. Regiões como Carapicuíba e Santana de Parnaíba ainda estão sob chuva forte, e novas áreas de chuva podem se formar.

Para amenizar os efeitos dos alagamentos, a prefeitura recomenda medidas simples como evitar ruas alagadas, não enfrentar correntezas, buscar lugares seguros e pedir ajuda em caso de necessidade. A previsão para os próximos dias indica que a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) manterá o tempo instável, com elevados acumulados de chuva, potencial para inundações e deslizamentos de terra.

No domingo, ocorrerão períodos de melhoria com sol entre nuvens, mantendo o tempo abafado. Já na segunda-feira, o tempo seguirá abafado, com chuvas concentradas à tarde e noite. A prefeitura alerta para a continuidade das chuvas e a possibilidade de mais alagamentos e inundações nos próximos dias.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo