Essa iniciativa faz parte de um projeto de geminação que teve início em outubro do ano passado, cujo objetivo é estabelecer parcerias significativas nas áreas de fé, educação, turismo, cultura, desenvolvimento sustentável e ação social. Ambas as instituições religiosas buscam promover uma comunhão mais aprofundada e um intercâmbio enriquecedor de experiências tanto no âmbito pastoral quanto no social.
Além das homenagens mensais a Santa Dulce dos Pobres, o Santuário Cristo Redentor também mantém celebrações regulares com o Santuário Frei Galvão, localizado em Guaratinguetá, São Paulo. Estas celebrações ocorrem todos os dias 25 e visam ressaltar a importância do primeiro santo brasileiro num contexto de união entre locais que recebem peregrinos de diferentes partes do Brasil e do mundo.
A geminação com o santuário baiano se junta a diversas outras conexões, tanto nacionais quanto internacionais, que já foram estabelecidas, como vínculos com o Santuário de Cristo Rei em Portugal, Cristo Redentore di Maratea na Itália, Cristo del Otero na Espanha, além de instituições em Balneário Camboriú, Itaperuna e até na Jordânia. Tais parcerias têm como foco o compartilhamento de boas práticas e a promoção de ações conjuntas em evangelização e impacto social.
O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, reconhecido como o primeiro santuário a céu aberto do mundo, não apenas é um símbolo de fé, mas também tem contribuído significativamente para a sociedade. Através do Consórcio Cristo Sustentável, o santuário desenvolve programas sociais e socioambientais que beneficiam mais de 100 instituições, alinhando suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e às Obras de Misericórdia da Igreja Católica.
Com a Missa Votiva em honra a Santa Dulce dos Pobres, os fiéis têm a oportunidade de fortalecer sua espiritualidade e o compromisso com o bem-estar social, tudo isso em um espaço que é um verdadeiro marco da religiosidade brasileira. A primeira missa mensal será realizada no dia 13 de cada mês, sempre às 10h, no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor.
