Com o resultado, o Santos conseguiu sair da zona de rebaixamento da competição, alcançando a marca de 27 pontos e ultrapassando o Vasco, que ficou com 26. Momentaneamente, a equipe santista ocupa a 15ª posição na tabela. No entanto, caso o Goiás pontue contra o Botafogo, o Vasco retornará para a zona da degola, caindo para a 17ª colocação.
O jogo começou com o Vasco impondo seu ritmo, pressionando o Santos e controlando as ações da partida. O time cruzmaltino levava perigo ao gol adversário, porém, em um lance na área, o atacante Marcos Leonardo foi derrubado e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, o próprio Marcos Leonardo abriu o placar para o Santos aos 14 minutos do primeiro tempo.
Apesar do gol, o Vasco continuou melhor e conseguiu empatar aos 30 minutos, aproveitando uma falha da defesa santista. Vegetti foi o responsável por deixar tudo igual no placar. No entanto, antes do intervalo, o Santos retomou a liderança com dois gols relâmpagos. Aos 45 minutos, Tomás Rincón marcou após jogada ensaiada de escanteio e, logo em seguida, aos 47 minutos, Marcos Leonardo ampliou para 3 a 1.
No segundo tempo, o Vasco fez alterações buscando maior poder ofensivo, mas acabou ficando vulnerável na defesa. Aos 29 minutos, Soteldo recebeu um passe de Rincón e encontrou as redes, fazendo o quarto gol para o Santos. Vale destacar que o VAR anulou um gol de Marcos Leonardo por impedimento.
No entanto, o jogo foi marcado também por uma briga generalizada entre os jogadores de ambas as equipes, incluindo os reservas. O tumulto resultou em duas expulsões para o Santos e uma para o Vasco. Lucas Lima e Rodrigo Fernández, pelo Santos, e Medel, pelo Vasco, receberam cartões vermelhos.
Com a vantagem numérica, o Santos aproveitou para explorar os contra-ataques, enquanto o Vasco, com muitos jogadores no setor ofensivo, encontrava dificuldades para marcar. A estratégia dos donos da casa deu resultado aos 29 minutos, quando Soteldo marcou o quarto gol e selou a vitória santista.
Na próxima rodada, o Santos enfrentará o Palmeiras em um clássico no domingo, enquanto o Vasco encara o São Paulo no sábado. A partida disputada na Vila Belmiro contou com a presença de 13.545 pagantes e uma renda de R$ 580.037,50. O árbitro responsável pelo jogo foi Anderson Daronco.