A saída do Atlético Nacional, da Colômbia, e a entrada do Miami United, time local, foi um dos fatores que levou o Santos a desistir da competição. Além disso, a ausência de transmissão do evento para o Brasil, tanto na TV quanto por streaming, também pesou na decisão do clube paulista.
Em comunicado oficial, o Santos explicou que notificou os organizadores do torneio sobre a sua saída, justificando que a mudança na qualidade técnica e a falta de transmissão para o Brasil foram fatores determinantes. A nova comissão técnica, liderada pelo português Pedro Caixinha, também avaliou que a participação no torneio perdeu o sentido.
Assim, o Santos decidiu realizar toda a sua pré-temporada no CT Rei Pelé, em Santos, a partir do dia 3 de janeiro de 2025. O torneio Orlando Cup Pro Series, que aconteceria entre os dias 11 e 19 de janeiro, previa que o Santos não teria custos para viajar até a Flórida e ainda receberia um pagamento pela participação.
Com a mudança de planos, o clube focará nos treinamentos em seu centro de treinamento visando a preparação para a nova temporada. A decisão de não participar do torneio nos EUA foi tomada com base nas condições apresentadas e no planejamento da nova comissão técnica.