Durante seu discurso, o senador enfatizou a segurança e a atratividade de investimentos em Santa Catarina. Ele ressaltou que o estado oferece segurança jurídica e ambiental, além de ter uma baixa taxa de desemprego de 3%, contra uma média nacional de 7% a 8%. Beto Martins também destacou a expectativa de vida no estado, que é de 81 anos, e comparou os indicadores socioeconômicos de Santa Catarina com os de países desenvolvidos.
Além disso, o parlamentar mencionou a relevância da logística para o desenvolvimento da região. Segundo ele, Santa Catarina é o segundo estado brasileiro em movimentação de contêiner, movimentando 61 milhões de toneladas de carga por ano, sendo que 55% desse volume tem origem ou destino fora do estado.
Beto Martins informou ainda que o governo estadual pretende apresentar a Lei Estadual de Ferrovias, com o objetivo de obter autonomia para autorizar a concessão de novos trechos ferroviários. Ele também fez um apelo para que o governo federal repasse para o governo local o controle das ferrovias que estão atualmente sob sua responsabilidade.
O evento foi considerado fundamental para debater questões essenciais para o desenvolvimento da infraestrutura de transportes de Santa Catarina e para atrair investimentos para a região. Com a presença do governador, empresários do setor logístico e autoridades locais, o Santa Catarina Day foi um importante espaço de discussão e planejamento para o futuro da infraestrutura de transportes do estado.