![]()
O Plano Estadual de Oncologia, lançado em julho deste ano, em uma parceria do Governo do Estado com o Município, recebeu na última sexta-feira (2) a adesão da Santa Casa de Maceió. A assinatura do convênio foi realizada na sede do Ministério Público Federal (MPF) e contou com a presença da secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska; do secretário de Saúde de Maceió, José Thomaz Nonô, e do provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo.
A Santa Casa une-se aos Hospitais Universitário e do Açúcar, que irão atuar em parceria com as esferas municipal e estadual, para garantir uma assistência digna e qualificada aos pacientes com câncer. O plano prevê um tratamento completo para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, tanto a implantação do plano quanto a adesão da Santa Casa são de extrema importância para maceioenses e alagoanos. “O Governo do Estado, junto ao Ministério da Saúde conseguiu uma liberação de um quantitativo expressivo de 16 milhões para ser aplicado nos serviços de oncologia e é imprescindível a participação de nossos tradicionais parceiros. Vamos dar sequência a uma ampliação extraordinária. A oncologia vinha carente e foi uma vitória essa injeção de recursos novos e ampliação de serviços nessa especialidade”, comemorou o gestor.
O secretário municipal de Saúde destaca ainda que a saúde envolve questões complexas que necessitam de um financiamento alto. “A SMS e a Sesau continuam com diálogo aberto e atuando de forma colaborativa para manter e evoluir serviços que são essenciais para o bem estar de todos. Apenas através do trabalho conjunto do poder público e da iniciativa privada, pode-se avançar na conquista do desafio de prover tratamentos de saúde de alta complexidade para todos que precisam.”, afirmou.
O Plano, além de representar um avanço na assistência integral aos pacientes, também permite que os gestores acompanhem e fiscalizem a aplicação de recursos – que receberam um incremento de R$ 19 milhões – para que a Rede assegure a resolutividade do atendimento nessa área. Em Maceió, esses serviços são disponibilizados na Santa Casa, no Hospital do Açúcar e no Hospital Universitário. Em Arapiraca, ofertados pelos hospitais Afra Barbosa e Chama.
Ascom/SMS
06/09/16







