Nesse percurso de quase dois quilômetros de sua casa até a igreja, Samuel refletia sobre os sons e as possibilidades que poderiam surgir. Ele acreditava que não poderia adiar seu sonho, pois a música sempre foi uma parte importante de sua vida. Cresceu na igreja evangélica, aprendeu a tocar e ouvir as músicas cristãs aos domingos, que eram os dias mais esperados da semana.
Após dois anos, Samuel finalmente conseguiu adquirir o tão desejado instrumento. A música gospel foi responsável por transformá-lo, tanto que ele também aprendeu a tocar violão. O reconhecimento da lei que instituiu o Dia da Música Gospel no Brasil, em 9 de junho, foi visto por ele como uma homenagem significativa, que traz paz através da música.
Atualmente, Samuel dedica seu tempo livre a ensinar música gospel a crianças e adolescentes, compartilhando com eles o mesmo aprendizado que teve um dia. Para ele, a música tem um significado especial e reúne a comunidade em momentos de ensaio e louvor.
De acordo com o professor de sociologia Paulo Gracino de Souza Junior, a música gospel tem um papel fundamental no pertencimento dos evangélicos, transcendendo as igrejas e doutrinas. A música é uma parte importante da cultura brasileira, trazendo visibilidade e alcance para além do público evangélico.