Uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) apontou que 80% das pessoas economicamente ativas enfrentam altos níveis de estresse e ansiedade, especialmente no final do ano. Fatores como autocobrança excessiva e a melancolia típica do encerramento de ciclos contribuem para o agravamento desses problemas.
Um dos grandes vilões desse cenário é o uso desenfreado das redes sociais e dispositivos eletrônicos, que muitas vezes nos afastam das atividades realmente importantes para uma vida mais equilibrada e satisfatória. É preciso aprender a fazer um uso consciente dessas ferramentas e priorizar momentos de desconexão para focar em tarefas relevantes.
Organizar a agenda, estabelecer prioridades, delegar tarefas e reservar momentos de descanso são práticas fundamentais para lidar com a rotina atribulada e evitar o excesso de pressão e cobranças. Estabelecer metas realistas e dividir grandes objetivos em tarefas menores também ajuda a manter o foco e a motivação ao longo do ano.
Em meio a um mundo cada vez mais acelerado e exigente, encontrar tempo para cuidar de si mesmo e da própria saúde mental se torna fundamental. Portanto, é essencial buscar formas de se organizar e priorizar o que realmente importa, garantindo uma vida mais equilibrada e plena em meio aos desafios do dia a dia.