Safra de grãos em Alagoas deve ter aumento de 32,7% em 2024, mostram dados do Etene e do BNB. BNDES destina milhões para cultivo de milho.



A safra de grãos de 2024 em Alagoas promete ser bastante positiva, com uma produção estimada em 175 mil toneladas. Esse número representa um aumento significativo de 32,7% em relação à safra anterior, colocando o estado como o terceiro com maior crescimento na região Nordeste. Os dados foram divulgados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), vinculado ao Banco do Nordeste (BNB), com base no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do IBGE.

De acordo com o estudo, outros estados nordestinos também apresentarão crescimento na produção de grãos, como Pernambuco (+116,2%), Paraíba (+74,1%), Ceará (+13,1%) e Maranhão (+1,8%). O superintendente estadual do BNB em Alagoas, Sidinei Reis, destacou o apoio do banco ao desenvolvimento do cultivo de grãos no estado, especialmente do milho. O aumento dos investimentos nessas culturas tem sido evidente, com a demanda por crédito para a produção de milho se destacando.

Segundo o Etene, na região Nordeste, os principais cultivos de grãos na safra de 2024 serão soja, algodão, feijão e sorgo. Essas culturas devem ter um crescimento expressivo, com destaque para a soja, que deve ter um acréscimo de +613,6 mil toneladas. No acumulado do ano até novembro, o Banco do Nordeste financiou R$ 90,4 milhões em Alagoas para o cultivo de grãos, sendo a maioria destinada à cultura do milho.

Dentre os municípios que mais demandaram crédito do BNB para o cultivo do milho estão Batalha, Major Isidoro, Cacimbinhas e Jaramataia. Esses investimentos no setor agrícola refletem um cenário promissor para a agricultura em Alagoas, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região e para a geração de empregos no campo. Com um aumento significativo na produção de grãos, o estado se destaca como um importante polo agrícola no Nordeste.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo