De acordo com o estudo, outros estados nordestinos também apresentarão crescimento na produção de grãos, como Pernambuco (+116,2%), Paraíba (+74,1%), Ceará (+13,1%) e Maranhão (+1,8%). O superintendente estadual do BNB em Alagoas, Sidinei Reis, destacou o apoio do banco ao desenvolvimento do cultivo de grãos no estado, especialmente do milho. O aumento dos investimentos nessas culturas tem sido evidente, com a demanda por crédito para a produção de milho se destacando.
Segundo o Etene, na região Nordeste, os principais cultivos de grãos na safra de 2024 serão soja, algodão, feijão e sorgo. Essas culturas devem ter um crescimento expressivo, com destaque para a soja, que deve ter um acréscimo de +613,6 mil toneladas. No acumulado do ano até novembro, o Banco do Nordeste financiou R$ 90,4 milhões em Alagoas para o cultivo de grãos, sendo a maioria destinada à cultura do milho.
Dentre os municípios que mais demandaram crédito do BNB para o cultivo do milho estão Batalha, Major Isidoro, Cacimbinhas e Jaramataia. Esses investimentos no setor agrícola refletem um cenário promissor para a agricultura em Alagoas, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região e para a geração de empregos no campo. Com um aumento significativo na produção de grãos, o estado se destaca como um importante polo agrícola no Nordeste.