Roteirista de Hollywood acusa filme indicado ao Oscar de plágio linha por linha em nova polêmica antes da premiação



Um escândalo envolvendo acusações de plágio veio à tona neste sábado, a apenas um dia da cerimônia do Oscar. A revista “Variety” divulgou em uma reportagem explosiva que o roteirista Simon Stephenson, conhecido por trabalhos em filmes como “Luca”, “Wonka” e “Paddington 2”, levantou sérias alegações de que o roteiro do filme “Os rejeitados”, indicado a cinco prêmios na premiação deste ano (incluindo o de melhor roteiro), é uma cópia descarada de um roteiro seu não produzido, intitulado “Frisco”.

Segundo informações obtidas com exclusividade pela revista, em 12 de janeiro, Stephenson entrou em contato com Lesley Mackey, diretora sênior de créditos do Writers Guild of America, solicitando uma reunião urgente para discutir um suposto problema relacionado aos créditos de um projeto de grande destaque registrado pela WGA.

Após a ligação entre Stephenson e Mackey, o roteirista enviou uma carta onde afirmava que as evidências de plágio eram “esmagadoramente claras”, com trechos do roteiro de “Os rejeitados” sendo copiados diretamente de seu trabalho anterior, “Frisco”, de forma flagrante e evidente.

A principal acusação de Stephenson é que o renomado roteirista Alexander Payne teve acesso ao roteiro de “Frisco” em 2013 e novamente no final de 2019, antes de abordar David Hemingson, roteirista de “Os rejeitados”, para colaborar em um projeto. E-mails trocados entre diversas agências e produtores de Hollywood aparentemente corroboram essa alegação.

Enquanto “Frisco” trata da história de um pediatra de meia-idade e seu jovem paciente de 15 anos, “Os rejeitados”, escrito por Hemingson, aborda a relação entre um professor de meia-idade e um aluno de 15 anos durante as férias de fim de ano em um internato.

Até o momento, tanto Payne quanto Hemingson se recusaram a comentar publicamente as acusações de plágio. Simon Stephenson, por sua vez, confirmou a autenticidade dos e-mails trocados, mas preferiu não dar declarações adicionais sobre o assunto. A polêmica promete agitar os bastidores de Hollywood nos próximos dias, e o desfecho desta história certamente terá impacto no universo cinematográfico.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo