Rosoboronexport retorna ao Brasil com nova linha de equipamentos militares e planeja parcerias na América Latina durante exposição em julho no Rio de Janeiro.



A Rosoboronexport, agência estatal russa responsável pela exportação de equipamentos de defesa, está prestes a retomar suas atividades na América Latina com uma significativa participação na LAAD 2025, uma exposição internacional focada em sistemas de aviação e defesa que ocorrerá no Rio de Janeiro entre os dias 1 e 4 de abril. Essa marca a volta da empresa ao evento após sua última participação em 2019, destacando a importância da região em seus planos estratégicos de expansão.

De acordo com o diretor-geral da Rosoboronexport, Aleksandr Mikheev, a presença da empresa na LAAD 2025 visa desenvolver e discutir projetos de cooperação tecnológica com diversas nações latino-americanas. Ele enfatizou que a autossuficiência estratégica, obtida por meio do desenvolvimento de indústrias de defesa locais, é a principal tendência no mercado global de armamentos. Segundo suas previsões, o envolvimento em projetos de transferência de tecnologia deverá representar 40% do volume total do mercado de armas até 2030.

A Rosoboronexport planeja um leque amplo de colaborações na América Latina, incluindo o design e produção conjunta de armamentos, veículos aéreos não tripulados (VANT), armamentos de precisão, veículos blindados e aeronaves. No estande da empresa durante a LAAD 2025, serão expostas algumas das mais recentas inovações em armamentos russos, todas testadas em condições de combate reais e aprimoradas com base em experiência de operações militares especiais.

Entre os destaques da exposição estão o caça de quinta geração Su-57E, o versátil Su-35S, o avião de transporte militar Il-76MD-90A(E), além de renomados helicópteros como o Mi-171Sh e o Ka-52E. Para as forças terrestres, os visitantes poderão observar o eficiente tanque T-90MS e o inovador veículo de apoio a tanques BMPT. Em termos de defesa aérea, sistemas como os mísseis S-400 Triumph e S-350E Vityaz estarão presentes, evidenciando a sofisticação da tecnologia russa.

A mostra também contará com uma série de embarcações navais, incluindo barcos de desembarque BK-16E e BK-10 e um barco patrulha do Projeto 22160, reforçando a versatilidade das soluções de defesa que a Rosoboronexport oferece no cenário militar contemporâneo. Com essa iniciativa, a Rússia busca solidificar suas relações com países latino-americanos, posicionando-se como um parceiro estratégico na área de defesa.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo