O Fórum Jurídico de Lisboa, que será realizado de 26 a 28 de junho, tem como tema principal os “Avanços e recuos da globalização e as novas fronteiras: transformações jurídicas, políticas, econômicas, socioambientais e digitais”. Durante o evento, acadêmicos, gestores, especialistas e autoridades do Brasil e da Europa discutirão o impacto da globalização nas relações entre diferentes atores da sociedade.
A colaboração entre o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), o Lisbon Public Law Research Centre (LPL) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e o Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário – FGV Justiça (FGV) visa o aprimoramento de instituições públicas e privadas em diversas áreas. Isso inclui atividades voltadas para simplificação administrativa, intercâmbio de conhecimento, inovação e produção de novas metodologias para projetos e políticas públicas.
O Fórum busca também compreender os desafios contemporâneos, como meio ambiente, segurança, saúde e imigração, levando em consideração os impactos da globalização e das mudanças sociopolíticas. Com foco em atividades acadêmico-científicas e de pesquisa, o evento tem como objetivo promover o debate e a troca de ideias entre diferentes países e culturas, contribuindo assim para o desenvolvimento de soluções inovadoras e mais eficazes para os desafios atuais.