Rodrigo Cunha foi o único Senador alagoano favorável ao Coaf com Moro

Nessa terça-feira (28), o Senado aprovou a medida provisória da reforma administrativa. Mas o Coaf foi mantido no Ministério da Economia (ME) e não no da Justiça, como pretendia Sergio Moro. Criado em 1998, o Coaf é um órgão de inteligência financeira que investiga operações suspeitas.

Entre os parlamentares que insistiram em registrar seu posicionamento apesar de a votação do destino do Coaf ter sido simbólica, está Rodrigo Cunha (PSDB), eleito Senador por Alagoas. Ele sempre mostrou seu posicionamento em manter o Coaf no Ministério da Justiça e foi o único senador alagoano a votar favorável.

Renan Calheiros, por sua vez, se manifestou pelas redes sociais. “A localização do Coaf na administração é um falso problema. Onde estiver atuará contra a corrupção e lavagem de dinheiro. Governo errou ao personalizar”, publicou em seu perfil, no Instagram.

Com risco de expirar, a aprovação ocorreu após apelos do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que chegou a enviar carta para convencer os senadores a aprovar a proposta.

O Coaf recebe informações de setores que são obrigados por lei a informar transações suspeitas de lavagem de dinheiro, como bancos e corretoras. O conselho analisa amostras desses informes e, se detectar suspeita de crime, encaminha o caso para o Ministério Público.

No Senado, 29 dos 78 senadores presentes (de um total de 81 no cargo) votaram para que o órgão ficasse sob responsabilidade de Moro. Os nomes foram citados em plenário pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Moro pede para Senado não mexer no Coaf

Na manhã dessa terça-feira (28), durante café da manhã no Palácio da Alvorada,o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), recebeu uma carta assinada pelos ministros da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e da Economia, Paulo Guedes, pedindo que o Senado vote a Medida Provisória da reforma administrativa como o texto foi aprovado na Câmara, na semana passada.

A proposta que passou pela Câmara, tirou o Coaf das mãos de Moro e o transferiu para o Ministério da Economia.

Confira a lista de senadores que registraram voto contra a transferência do Coaf para o Ministério da Economia:

29/05/2019

Sair da versão mobile