Mangabeira Unger, filósofo e teórico social de renome, possui uma longa trajetória política, contando com o apoio do ex-presidenciável Ciro Gomes ao longo de sua carreira. Ele ocupou cargos de destaque em governos petistas e chegou a cogitar uma candidatura à Presidência, que, no entanto, acabou sendo frustrada.
O envolvimento de Unger com a política teve início no final da década de 1970, período em que o Brasil dava passos rumo à sua abertura democrática, ainda sob os resquícios da ditadura militar. Próximo a Leonel Brizola, um dos patronos do PDT, ele assessorou o líder político em suas campanhas presidenciais de 1989 e 1994, antes de se aproximar de Ciro Gomes.
A parceria entre Unger e Gomes se consolidou nas disputas eleitorais de 1998 e 2002, esta última enfrentando o ex-presidente Lula. Em 2005, o filósofo cogitou concorrer ao cargo máximo do país pelo então Partido Humanista da Solidariedade (PHS), atualmente incorporado ao Podemos, mas a ideia não se concretizou.
Posteriormente, em 2007, Unger foi convidado pelo ex-presidente Lula para ocupar a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, cargo que desempenhou até 2009. Neste período, ele aproveitou também para retomar sua carreira acadêmica como professor da renomada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Em 2015, a ex-presidente Dilma Rousseff convidou Unger novamente para assumir a mesma secretaria, porém, ele pediu demissão após apenas sete meses devido a divergências com a gestão da época.
Nos últimos tempos, o teórico social tem se aproximado cada vez mais de Ciro Gomes. Pouco antes de oficializar sua desfiliação do PDT, Unger divulgou um vídeo no qual expõe suas ideias e elaborações teóricas junto ao ex-presidenciável.
Em uma entrevista concedida à revista Época em 2015, quando decidiu retornar ao PDT, Mangabeira Unger defendeu uma candidatura de Ciro Gomes à Presidência como uma alternativa para o Brasil, um “projeto de poder que possa servir ao ideário de uma alternativa nacional”.
Com a desfiliação do PDT, fica aberta a possibilidade para Unger se aliar oficialmente a Ciro Gomes em um projeto político futuro. Resta aguardar os próximos passos do filósofo e teórico social para compreender melhor suas motivações e intenções políticas.