Essa decisão inusitada tem ligação com a situação da mansão onde Roberto Carlos vivia com sua ex-mulher, que continua ocupando a residência no momento. Os ex-sogros do ex-jogador também estão na segunda casa do craque, o que o levou a buscar acomodação temporária nas instalações do Real Madrid.
O centro de treinamento, conhecido como Cidade de Real Madrid, foi inaugurado em 2005 e ocupa uma área de 1,2 milhão de m². O complexo possui diversos espaços, incluindo dormitórios, campos de treinamento, vestiários, ginásios, academias, piscinas, salas de aula, salas de imprensa, escritórios, cinema, sala de jogos, entre outras facilidades.
Além disso, as instalações do Real Madrid são preparadas para abrigar tanto jovens jogadores em formação quanto atletas recém-contratados pelo clube. Esse ambiente permite que os jogadores permaneçam no local até encontrarem uma moradia na cidade.
Roberto Carlos, que tem 11 filhos de diferentes relacionamentos, já foi casado anteriormente com Alexandra Pinheiro antes de se unir a Mariana Lucon em 2009. Com a separação em andamento, o ex-jogador busca o conforto e a praticidade de residir temporariamente nas instalações do clube que defendeu com tanto destaque em sua carreira.