A iniciativa surgiu por meio do presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, que buscou, junto ao Governo do Estado, enxergar o financiamento como uma forma de resgatar a rizicultura na região e afastar os pequenos produtores das práticas de agiotagem e atravessadores.
Klécio Santos enfatizou a importância do apoio da Desenvolve para fomentar o plantio de arroz na região, evidenciando a segurança proporcionada pela Unidade de Beneficiamento de Grãos da Cooperativa Pindorama, que garante a comercialização através do processo de industrialização, beneficiando assim os produtores locais.
Por sua vez, o presidente da Desenvolve, Eduardo Brasil, ressaltou que a linha de crédito estabelecida em parceria com a Pindorama resgata a dignidade dos rizicultores, afastando-os das práticas abusivas de agiotas. Ele destacou a importância de oferecer condições dignas para as famílias agricultoras, proporcionando um mínimo de qualidade de vida.
Além disso, Brasil afirmou que o financiamento também beneficia produtores sergipanos, ampliando o alcance e impacto positivo da iniciativa. O diretor-secretário da Pindorama, Antônio de Oliveira, expressou que a Cooperativa se sente realizada em poder conceder esses benefícios aos rizicultores, fortalecendo a cadeia produtiva local.
A linha de crédito para a rizicultura disponibiliza valores com juros mais baixos em comparação às instituições financeiras convencionais, concedendo um prazo de até 7 meses para quitação em parcela única, com 6 meses de carência. Cerca de 180 rizicultores estão aptos para receber o benefício, caso solicitem junto à agência de fomento.
Ao resgatar a rizicultura em Alagoas e Sergipe, a Cooperativa Pindorama, desde 2023, tem contribuído significativamente para a retomada do setor, contando com a maior Unidade de Beneficiamento de Grãos do Nordeste em Igreja Nova. A expectativa é que a produção de arroz alcance patamares ainda maiores no decorrer deste ano, impulsionando a economia local e beneficiando as famílias agricultoras.