Rio Innovation Week começa no Píer Mauá com mais de 2.500 startups e 350 expositores

O Píer Mauá, localizado na zona portuária do Rio de Janeiro, será o epicentro da inovação e tecnologia nos próximos quatro dias. A partir desta terça-feira (13), a cidade sediará a 4ª edição da Rio Innovation Week, a maior conferência global de tecnologia e inovação. O evento, que promete ser um marco para o setor, ocupará uma impressionante área de 70 mil metros quadrados. Participarão do evento mais de 2.500 startups e incubadoras, que estarão focadas na geração de novos negócios. Além disso, a conferência contará com a presença de 2.500 conferencistas e mais de 350 expositores espalhados por 28 palcos simultâneos. Os visitantes poderão aproveitar uma série de atividades que incluem treinamentos imersivos setorizados, mentorias, exposições, workshops, oportunidades de networking e ambientes de negócios.

Entre os principais palestrantes, o físico Marcelo Gleiser será um dos destaques do evento, com uma conferência marcada para hoje às 17h. Gleiser, que é conhecido internacionalmente e agraciado com o Prêmio Templeton, abordará o tema “Desvendando o cérebro humano: novas descobertas e perspectivas” no painel “Ciência para Todos”. A palestra também contará com a participação da renomada cientista Suzana Herculano, mundialmente reconhecida por suas pesquisas sobre o cérebro humano. Herculano é bióloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autora de diversos livros sobre neurociência, incluindo “A vantagem humana”.

Outro nome de peso confirmado para o evento é a filósofa e ativista internacional indiana Vandana Shiva. Ela, que também é física, ecofeminista e ativista ambiental, atuará como diretora da Fundação de Pesquisas em Ciência, Tecnologia e Ecologia e uma das líderes do Fórum Internacional Sobre Globalização.

Na quinta-feira (15), o evento apresentará um painel especial com Ailton Krenak, o primeiro indígena a ocupar uma cadeira de imortal na Academia Brasileira de Letras (ABL), e a Monja Coen Roshi, principal divulgadora do Budismo no Brasil. Eles discutirão o tema “O que é realidade – Realidade e Resiliência: Perspectivas Budistas e Indígenas sobre o Mundo Contemporâneo”.

Sexta-feira (16) será marcada pela participação de Nadia Murad, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 2018 e sobrevivente do genocídio Yazidi no Iraque. Nadia, que também é autora do best-seller “Que eu seja a última: minha história de cárcere e luta contra o Estado Islâmico”, discutirá sua trajetória de ativismo e luta contra o tráfico sexual de mulheres.

A inteligência artificial (IA) também será um dos temas centrais da Rio Innovation Week. Fábio Queiroz, diretor do evento, destaca a importância de desmistificar a IA nas discussões, enfatizando que a tecnologia deve ser uma força transformadora para o bem. “Cada linha de código, cada avanço tecnológico deve ser guiado por um propósito maior, o de melhorar a vida das pessoas e proteger nosso planeta”, afirmou Queiroz. Ele também destacou que o verdadeiro progresso é medido pelo impacto positivo na vida das pessoas ao nosso redor.

Com um cronograma recheado de atividades e palestrantes de renome internacional, a Rio Innovation Week promete ser um evento transformador, oferecendo uma plataforma única para debates e troca de conhecimento sobre as inovações que moldarão o futuro.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo