O evento, marcado por uma cerimônia de premiação que celebrou as melhores produções gaúchas, contou com a presença de autoridades da área cultural, incluindo o secretário-adjunto da Cultura, Fabiam Thomas, e a diretora do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), Sofia Ferreira. Ambos ressaltaram a importância dessa nova política pública, que visa oferecer continuidade e previsibilidade aos profissionais do setor, um anseio histórico por parte dos cineastas locais.
Sofia destacou que o estado segue como o terceiro maior produtor de longas-metragens do Brasil, mesmo enfrentando desafios como as enchentes que afetaram a região. A injeção de recursos é vista como crucial para que as produtoras possam planejar e reestruturar seus negócios, aproveitando a rica e crescente indústria audiovisual gaúcha.
Além do investimento financeiro, a Sedac anunciou a criação da primeira Escola Técnica Pública Estadual de Audiovisual e Economia Criativa, que estará situada no prédio de uma antiga escola em Porto Alegre. Este projeto visa integrar educação e cultura, atendendo à crescente demanda por formação profissional na área. Thomas descreveu a iniciativa como um marco inovador, resultado de uma colaboração entre a Secretaria da Educação e várias instituições parceiras.
Na mesma noite, o festival celebrou os grandes vencedores da Mostra Sedac/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos. O filme “Quando a Gente Menina Cresce”, dirigido por Neli Mombelli, destacou-se como melhor filme, recebendo ainda prêmios de menção honrosa e do júri popular. Mombelli, em seu discurso, enfatizou a importância da escola pública como tema central de seu trabalho e a necessidade de políticas públicas robustas para garantir a educação adequada.
As premiações se estenderam a várias categorias, premiando talentos emergentes e consagrados do cenário cinematográfico. O Troféu Leonardo Machado foi concedido à atriz Araci Esteves, em reconhecimento a sua longa e rica carreira no teatro e cinema. Já a produção “Um é Pouco, Dois é Bom” de Odilon Lopez foi homenageada como destaque histórico no cinema negro brasileiro, sendo uma obra cuja redescoberta foi possível graças a uma restauração recente.
Resumidamente, o festival não apenas homenageou o passado do cinema gaúcho, mas também lançou sementes para um futuro mais promissor, por meio do fortalecimento do audiovisual e da formação de novos talentos.