Rio e Niterói garantem apoio de Lula para sediar Jogos Pan-Americanos de 2031 após desistência de São Paulo. Candidatura fortalecida.



O Rio de Janeiro e Niterói são as cidades brasileiras que buscam sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031, após a desistência de São Paulo. A candidatura dessas cidades está ganhando apoio e articulação cada vez maiores, com o anúncio oficial do Comitê Olímpico do Brasil (COB) marcado para o dia 29 de janeiro. Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), manifestou seu apoio às duas cidades fluminenses.

Os prefeitos Eduardo Paes e Rodrigo Neves estiveram em Brasília se reunindo com o presidente Lula, que assinou uma carta de garantias em nome do governo federal para ser apresentada à Panam Sports. Lula destacou a capacidade do Brasil em organizar grandes eventos esportivos, citando os Jogos Pan-Americanos de 2007, realizados no Rio de Janeiro, e os Jogos Olímpicos de 2016.

A candidatura de Rio e Niterói foi lançada em dezembro, após a desistência de São Paulo em 16 de janeiro. As cidades ressaltaram o aproveitamento de infraestruturas já existentes, utilizadas nos eventos esportivos anteriores. De acordo com o prefeito Eduardo Paes, 80% das instalações estão prontas e o restante será temporário.

Na Assembleia Geral do COB, as cidades terão 30 minutos para fazer uma apresentação sobre sua candidatura. Caso sejam ratificadas pelo colégio eleitoral, a entidade oficializará a candidatura brasileira à Panam Sports. Até o momento, apenas Assunção, no Paraguai, oficializou sua candidatura para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031.

A decisão sobre a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 será aguardada com expectativa, pois o evento certamente trará visibilidade e impacto econômico para a cidade vencedora, além de fortalecer o cenário esportivo brasileiro.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo