Rio de Janeiro terá dias nublados e chuvosos, mas sem tempestades; temperaturas amenas prometem um fim de semana instável na cidade.

Nos próximos dias, a cidade do Rio de Janeiro deve experimentar um clima predominantemente nublado e ameno, conforme informações do Sistema Alerta Rio, ligado à prefeitura. A meteorologia indica que um canal de umidade atuará na Região Sudeste, provocando instabilidades que se estenderão de quarta-feira, dia 21, até sábado, dia 24. Embora haja expectativa de chuvas fracas a moderadas, não se prevê a intensidade das precipitações observadas no início desta semana.

Conforme os dados do Alerta Rio, o céu carioca deve se manter coberto, com chuvas esparsas que podem ocorrer a qualquer momento. Os ventos devem oscilar entre fracos e moderados, proporcionando uma atmosfera fresca para os moradores. Para a quarta-feira, a previsão é de um acumulado de até 10 milímetros de chuva, bem abaixo dos mais de 100 milímetros que caíram na terça-feira passada. O meteorologista César Soares, da Climatempo, garante que não há previsão de tempestades para o dia.

No que diz respeito ao restante do estado, a situação meteorológica é influenciada pela Zona de Convergência do Atlântico Sul, que se concentra no Espírito Santo e no centro-norte de Minas Gerais. Mércio Dantas, do Instituto Nacional de Meteorologia (InMet), alerta que a chuva pode se intensificar no centro-norte fluminense, e que os próximos dias poderão trazer novas precipitações significativas. De acordo com Dantas, a partir de quinta-feira, a instabilidade pode se alastrar e resultar em chuvas mais robustas em toda a região até o final do domingo, dia 25.

As temperaturas registradas na Vila Militar na terça-feira foram de 21,1°C na mínima e 24,8°C na máxima. Para quarta-feira, as expectativas são de uma mínima de 18°C e uma máxima que pode chegar a 25°C, conforme dados do InMet. Portanto, os cariocas devem se preparar para um clima fresco e instável que prevalecerá durante os próximos dias, com céu encoberto e chuvas esparsas, sem grandes variações de temperatura.

Sair da versão mobile