Esse aumento nos voos internacionais reflete a importância do evento para a economia da cidade. Estima-se que os eventos relacionados à reunião do G20 irão injetar cerca de R$ 432,5 milhões na economia do Rio, abrangendo gastos com hospedagem, alimentação e transporte.
Nos aeroportos, já são contabilizados 388 voos internacionais para o período da reunião, um aumento significativo em relação ao ano anterior. Países como Emirados Árabes, Alemanha e Estados Unidos foram os que mais contribuíram para esse aumento, com percentuais de crescimento de 160%, 133% e 128% respectivamente.
Além do aumento no número de voos, o número de assentos internacionais também registrou um crescimento expressivo, com um aumento de 42,2%. O Uruguai, Espanha e Estados Unidos foram os recordistas nesse aspecto, com crescimentos de 191%, 145% e 127% respectivamente.
O Brasil assume a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. Além da reunião oficial do fórum, o evento conta com atividades paralelas como o U20 Rio Summit, que reúne os prefeitos do G20, e o Aliança Global Festival, com uma programação cultural diversificada. Este é um momento crucial para a cidade maravilhosa, que se prepara para receber líderes mundiais e impulsionar sua economia.