O primeiro caso diz respeito a um homem de 45 anos, que apresentou sintomas no dia 9 de setembro, enquanto o segundo é de uma mulher de 61 anos, que manifestou os primeiros sinais em 11 de setembro. Felizmente, ambos os pacientes tiveram sintomas leves, semelhantes a um resfriado, e já estão completamente recuperados.
A Secretaria de Saúde está atenta aos indicadores precoces de novos casos por meio do Centro de Inteligência em Saúde (CIS), acompanhando a incidência de sintomas gripais e a demanda por leitos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais. Essa vigilância constante auxilia na previsão de possíveis variações no número de casos de covid-19 na região.
É importante ressaltar a importância do monitoramento contínuo das variantes do vírus e da adoção de medidas preventivas pela população, como o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social. Com a identificação da variante XEC no Rio de Janeiro, o estado reforça a necessidade de manter a vigilância e o controle da propagação do coronavírus, visando a preservação da saúde da população.