Reveillon sem exageros: saiba qual a quantidade máxima de álcool recomendada para a virada de ano em dicas de especialista.



Nas comemorações de Réveillon, é comum vermos uma série de superstições sendo seguidas à risca: roupas e cores específicas, abraços de familiares e amigos, cliques em destinos paradisíacos e inúmeros brindes. No entanto, existe um lado menos festivo, que envolve o consumo excessivo de bebidas alcoólicas por parte de algumas pessoas.

Antes de embarcar na contagem regressiva para a chegada de 2025, é importante considerar os conselhos do médico Lucas Nacif, de São Paulo. Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), o especialista esclarece qual é a quantidade máxima recomendada de ingestão de cerveja, vinho, cachaça e vodca para evitar problemas de saúde.

Segundo Nacif, para não exagerar e comprometer a saúde durante as festas de fim de ano, é fundamental conhecer a quantidade de álcool considerada segura, de acordo com as orientações de saúde. O consumo moderado pode ser seguro para adultos saudáveis, mas é importante ter em mente que varia de acordo com o tipo de bebida.

O médico destaca que, no Brasil, o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) define uma dose padrão como 14 gramas de álcool puro, equivalente a uma lata de cerveja de 350 ml (com 5% de álcool) ou uma dose de 45 ml de bebidas destiladas, como cachaça ou vodca (com cerca de 40% de álcool).

Além disso, Nacif ressalta as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece que tanto homens quanto mulheres não devem consumir mais do que duas doses de álcool por dia. Portanto, é importante ficar atento ao seu consumo durante as festividades de Ano Novo para garantir uma celebração saudável e segura.

Para mais informações sobre saúde e estilo de vida, você pode acompanhar o perfil de Vida & Estilo no Instagram. Lembre-se de beber com moderação e aproveitar as festas de fim de ano de forma consciente e responsável.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo