O infectologista enfatizou que tanto os jovens, que podem ser assintomáticos e transmitir o vírus aos idosos, quanto os idosos, que correm risco de apresentar quadros clínicos mais graves, precisam estar em dia com a vacinação. Além disso, recomendou que, nas festas de fim de ano, os idosos adotem comportamentos seguros, como o uso de máscaras e a evitar grandes aglomerações.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, reforçou a atuação do Governo de Alagoas para garantir assistência às pessoas que contraírem a Covid-19. Ele ressaltou a importância da população se vacinar ou adotar as medidas não farmacológicas.
O infectologista Renee Oliveira também salientou a importância do uso de máscaras por pessoas com sintomas gripais ao procurar atendimento nos serviços de saúde, bem como pelos profissionais de saúde, que devem utilizar todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) disponíveis.
Conforme os dados do último Boletim Epidemiológico divulgado pela Sesau, desde o início da pandemia da Covid-19 até agora foram confirmados 341.950 casos da doença em Alagoas, com 7.312 óbitos. Apenas este ano, de janeiro até agora, foram registrados 4.865 casos e 86 óbitos.
A reunião do Comitê Técnico Científico da Sesau reafirmou a importância da adoção de medidas preventivas para combater a Covid-19, principalmente a atualização do calendário vacinal, a utilização de máscaras e o distanciamento social. O monitoramento constante e a atuação do governo para garantir assistência à população agravada pela doença também foram destacadas como fundamentais para o enfrentamento da pandemia no estado.





