Retorno dos astronautas “presos” no espaço: Nasa e SpaceX lançam missão Crew-9 com previsão de chegada à Terra em fevereiro de 2025.

A Nasa, em parceria com a SpaceX, está prestes a realizar uma importante missão neste sábado (28) para trazer de volta à Terra os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore, que estão atualmente “presos” na Estação Espacial Internacional (ISS). A missão Crew-9 consiste no lançamento da cápsula Crew Dragon com apenas dois tripulantes a bordo, para acomodar o retorno destes dois membros da tripulação que deveriam ter retornado após uma missão de 8 dias, mas foram impedidos devido a problemas técnicos.

A dupla foi enviada à ISS em 5 de junho com a expectativa de retornar em breve, porém, contratempos surgiram durante o primeiro voo tripulado na cápsula Starliner, o que resultou na extensão da estadia de Williams e Wilmore no espaço. Agora, o lançamento da Crew Dragon está agendado para ocorrer às 18h23 deste sábado, horário de Brasília, a partir do Complexo de Lançamento Espacial-40 da Nasa em Cabo Canaveral, Flórida.

Apesar do lançamento iminente, a Crew Dragon permanecerá acoplada à Estação Espacial até o retorno planejado dos astronautas à Terra, previsto para fevereiro de 2025. Isso significa que Williams e Wilmore passarão mais de 7 meses no espaço antes de poderem retornar, aguardando a chegada da nova cápsula que os trará de volta ao nosso planeta.

A expectativa em torno dessa missão é grande, já que marca mais uma etapa da parceria entre a Nasa e a SpaceX, bem como a continuidade dos esforços para a exploração e pesquisa espacial. Com a tecnologia e expertise das duas entidades, a missão Crew-9 promete ser mais um marco na história da exploração espacial e da cooperação internacional em prol do avanço da humanidade no espaço.

Sair da versão mobile