Resiliência e equilíbrio: como enfrentar o imprevisível e viver o agora em meio a crises e incertezas no ano bissexto.

Início do ano para muitos acontece apenas após o carnaval, mas para outros, como eu, o trabalho já estava em pleno vapor desde 1º de janeiro. Com o fim da folia de Momo, somos trazidos de volta à realidade, onde o espaço ocupado por blocos e trios elétricos dá lugar a doenças como pneumonias, viroses e surtos de dengue, trazendo grande parte da população de volta à normalidade.

A vida, imprevisível como sempre, nos mostra que nem sempre as coisas saem como planejamos. Diferente das estrelas como Ivete Sangalo, nós, mortais, não temos uma equipe de apoio para gerenciar as crises inesperadas que surgem ao longo do ano. É preciso equilibrar o planejamento com a capacidade de improvisação em meio às situações imprevistas que surgem a todo momento.

Muitas vezes nos vemos frustrados quando nossos planos não se concretizam, como a amiga que planejou férias no Rio, mas acabou passando mais tempo dentro do apartamento por conta da febre de seu bebê. Ou o pai que organizou uma viagem com o filho, mas não conseguiu encontrá-lo para jogar futebol. E até mesmo a repórter que ficou doente e teve que cancelar seus planos de folga.

Nos deparamos constantemente com situações que fogem do nosso controle, como o desabamento do teto na casa de uma amiga, trazendo desânimo e cansaço. A vida é cheia de incertezas, nos mostrando que devemos valorizar o presente e não nos preocuparmos tanto com o futuro.

A atriz Regina Casé, ao falar sobre sua chegada aos 70 anos, ressalta a importância de encarar a vida com leveza, mostrando que as dificuldades enfrentadas ao longo dos anos nos tornam mais resilientes e nos fazem valorizar os momentos presentes. A maturidade nos traz o entendimento de que muitas vezes sofremos por questões banais, e que devemos aproveitar o hoje sem nos preocuparmos tanto com o amanhã.

A vida é cheia de surpresas e imprevistos, mas é importante aprender a lidar com eles da melhor forma possível, buscando o equilíbrio entre o planejamento e a capacidade de adaptação. Afinal, como disse Regina Casé, o importante é viver o agora e encarar a vida com leveza.

Sair da versão mobile