Além disso, a pesquisa mostra que a aprovação do presidente Lula caiu mais de 15 pontos percentuais na Bahia e em Pernambuco, estados onde ele venceu as eleições de 2022. Outro dado relevante é que, pela primeira vez, a reprovação ao presidente numericamente superou a aprovação nesses dois estados.
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e realizado entre os dias 19 e 23 de fevereiro, ouvindo eleitores a partir de 16 anos em Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais na maioria dos estados, exceto em São Paulo, onde a margem é de dois pontos percentuais.
Esses números refletem a insatisfação de parte da população com as políticas e a gestão do governo atual. Com uma desaprovação tão expressiva, o presidente Lula e sua equipe precisam estar atentos aos anseios e demandas dos cidadãos para tentar reverter essa tendência negativa nas próximas pesquisas de avaliação. A polarização política e a situação econômica do país podem estar influenciando nesses resultados, o que requer uma análise mais aprofundada por parte dos especialistas.