Paulo César Fernandes, engenheiro eletricista de segurança do trabalho do Cerest, destacou o objetivo por trás dessa ação. “As visitas tinham como intuito a realização de inspeções educativas em unidades produtivas escolhidas pelos próprios profissionais da Vigilância em Saúde dos municípios visitados. Essas inspeções abrangem aulas práticas sobre as ações de avaliação dos locais e processos de trabalho em ambientes laborais, além de fortalecerem os vínculos entre o Cerest Regional e os municípios incluídos em sua área de abrangência”, explicou.
A equipe do Cerest foi recebida pelos profissionais da gestão e da assistência que são referências da Vigilância em Saúde de cada cidade. O curso é fruto de uma colaboração entre o Cerest e a Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), por meio do programa de Residência. Foram realizadas 14 aulas online semanais para os profissionais da Vigilância em Saúde dos municípios participantes que estão dentro da área de abrangência do Cerest Regional, como Paulo Jacinto, Capela, Quebrangulo, Viçosa e Boca da Mata. Ao término dessas visitas (aulas práticas), será realizado um seminário de encerramento em Maceió.
Na ação, estiveram presentes os profissionais do Cerest, além de Paulo César Fernandes, Deborah Vasconcelos (fisioterapeuta residente), Valdomiro Filho (tecnólogo em segurança do trabalho), Larissa Sucupira e Lucas Lima (estagiários de segurança do trabalho do Cerest).
O Curso sobre Vigilância em Saúde do Trabalhador se mostrou uma importante iniciativa para capacitar os profissionais da área e promover a melhoria das condições de trabalho em diversos municípios da região. A parceria entre o Cerest e a Uncisal fortalece ainda mais essa ação, possibilitando a troca de conhecimentos e práticas entre os órgãos e contribuindo para a conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.