Representantes da Secretaria de Educação de Maceió participam de Encontro Estadual da União dos Conselhos Municipais de Educação de Alagoas.

Representantes da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) marcaram presença no Encontro Estadual da União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) de Alagoas, que aconteceu nesta terça-feira (24) em Penedo. A secretária-adjunta de Educação de Maceió, Nôemia Barroso, foi uma das palestrantes do evento, abordando o papel essencial dos Conselhos Escolares no fortalecimento da democracia dentro das escolas públicas. Barroso representou a secretária de Educação da capital, Jó Pereira.

O encontro teve como local o Centro de Convenções e Eventos Comendador Zeca Peixoto, antigo Cinema São Francisco, e teve como público-alvo dirigentes municipais, presidentes de conselhos, técnicos, professores e estudantes. Durante os dias 23 e 24 de outubro, o evento promoveu o diálogo e o alinhamento de ações interinstitucionais voltadas para o planejamento e implementação das políticas públicas delineadas nos planos nacional, estadual e municipais de Educação.

Durante sua fala, Nôemia Barroso abordou pontos importantes relacionados à concepção dos conselhos, as competências atribuídas, bem como sua composição, funcionamento, formação e processos participativos dos conselheiros. Ela ressaltou que “o Conselho Escolar constitui a própria expressão da escola, como seu instrumento de tomada de decisão. O Conselho será a voz e o voto dos diferentes atores da escola e externos, deliberando sobre a construção e a gestão de seu projeto político pedagógico”.

Além de Nôemia Barroso, estiveram presentes no encontro técnicos da Semed e o presidente do Conselho Municipal de Educação de Maceió, Juliano Brito. A UNCME, por sua vez, é uma entidade representativa dos Conselhos Municipais de Educação, criada em 1992 e organizada em todos os estados brasileiros. Sua finalidade é incentivar e orientar a criação e o funcionamento desses colegiados, sempre atuando com os princípios da universalização do direito à educação, da gestão democrática da política educacional e da inclusão social.

Sair da versão mobile