A implantação da primeira Estação Elevatória, que faz parte do Projeto Renasce Salgadinho, no Vale do Reginaldo, no bairro Poço, começou a ser implementada pela Prefeitura de Maceió. O equipamento tem como principal objetivo bombear todos efluentes, através da tubulação, até o emissário submarino, no bairro Prado.
Neste primeiro momento, a equipe operacional está executando a implantação das colunas DSM, que são compostas de concreto e irão garantir a estabilidade do solo, evitando assim, com que problemas futuros, como erosões, sejam registrados. Ao longo da obra, outras intervenções serão desenvolvidas, até que o equipamento seja completamente instalado.
“Com as colunas DSM concluídas, iremos ter mais segurança para iniciar outras interações, e assim, concluirmos a implantação da Estação Elevatória do Vale do Reginaldo, que no projeto acaba sendo popularmente conhecida como a ‘central’, pois todo o esgoto, seja do Águas Férreas, lá de Cruz das Almas, ou até mesmo do Pau D’arco, será encaminhado para esse equipamento, e em seguida destinado ao emissário. Além dessa, outras estações que também fazem parte do projeto também serão implantadas”, informou a coordenadora executiva da Unidade Gestora do Programa (UGP), Lavínia Tenório.