O atacante da Chapecoense Bruno Rangel marcou o primeiro hat-trick – quando um jogador faz três gols em uma mesma partida – do Brasileirão 2016. Bruno entrou para o seleto hall de jogadores que conseguiram tal feito numa edição de Brasileiro. Lista que tem nomes como o de Ronaldinho Gaúcho, Neymar, Adriano, Fred, Jonas, entre outros.
Fazer três gols no mesmo jogo não é uma tarefa fácil, mas todas as torcidas dos clubes que disputam a Série A em 2016 já tiveram esse gostinho pelo menos uma vez. Quem será o próximo a entrar para o grupo?
Relembre abaixo alguns hat-tricks da história recente do Campeonato Brasileiro e os caras que carimbaram o feito no currículo:
América Mineiro – Fábio Júnior
Guaratinguetá 1 x 3 América Mineiro
Na 15 ª rodada da Série B, em 2010, o experiente atacante Fábio Júnior fez 3 gols na vitória por 3 a 1 contra o Guaratinguetá, no Estádio Dario Leite Rodrigues, no dia 21 de agosto de 2010. O resultado garantiu o América na terceira colocação, no G-4 do campeonato.
Atlético Mineiro – Ronaldinho Gaúcho
Atlético-MG 6 x 0 Figueirense,
O dia 6 de outubro de 2012 foi um dia marcante na passagem vitoriosa de Ronaldinho Gaúcho pelo Atlético Mineiro. Na 28ª rodada do Brasileirão de 2012, o galo conquistou uma boa vitória em cima do Figueirense com placar elástico, no Independência. O R49 marcou três gols na partida. Réver, Carlos Cesar e Bernard completaram o placar.
Atlético Paranaense – Éderson
Atlético-PR 5 x 1 Vasco
Fechando as cortinas do Brasileirão em 2013, o Atlético-PR venceu o Vasco da Gama por 5 x 1 Vasco, no dia 8 de dezembro. A data marcou o segundo rebaixamento da história do clube carioca. Já o Atlético com os três gols de Éderson conquistou vaga na Libertadores do ano seguinte. Marcelo Cirino e Paulo Baier completaram a contagem.
Botafogo – Daniel
Botafogo 6 x 0 Criciúma
O jovem Daniel entrou para a turma dos hat-tricks na 4ª rodada do Brasileirão de 2014, no dia 10 de maio. O Botafogo atropelou o Criciúma com placar de 6 a 0, no Maracanã, com atuação brilhante do jovem jogador. Os outros gols foram feitos por Wallyson e Emerson (2). Com este resultado, o Botafogo passou a ter uma série de 4 jogos sem perder para o adversário na história do Campeonato Brasileiro.
Corinthians – Liedson
Corinthians 5 x 0 São Paulo
Goleada em clássico não acontece toda hora. Marcar três vezes contra um rival ainda mais difícil. Liedson, do Corinthians, conseguiu a façanha na goleada sobre o São Paulo por 5 a 0, no Pacaembu, em 26 de junho de 2011. Os outros gols foram marcados por Danilo e Jorge Henrique. Com este resultado, o Timão aumentou a série de jogos sem derrota para o rival no Brasileiro Unificado.
Coritiba – Keirrison
Coritiba 5 x 1 Santos
No dia 22 de novembro, o Coritiba passou facilmente pelo Santos no Couto Pereira, com o placar de 5 a 1, no Couto Pereira, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2008. A promessa do Coritiba, Keirrison, fez um hat-trick e mais um gol. Ariel Nahuelpán fez o outro pelo Coritiba, e Molina, marcou o de honra do Santos.
Cruzeiro – Luan
São Paulo 0 x 3 Cruzeiro
O Cruzeiro venceu com tranquilidade o São Paulo, no Morumbi, no dia 20 de julho de 2013, valendo pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Os três gols foram marcados por Luan. Com este resultado, o Cruzeiro quebrou um tabu de 17 jogos sem vencer em confrontos contra o São Paulo no Brasileiro Unificado.
Figueirense – Aloísio
Figueirense 3 x 1 Coritiba
O Figueirense contou com a estrela do atacante Aloísio para vencer o Coritiba por 3 a 1, na tarde de domingo do dia 26 de 2012, no Orlando Scarpelli. O centroavante marcou os três gols da equipe catarinense e decidiu a partida, enquanto Anderson Aquino diminuiu para os paranaenses.
Flamengo – Adriano
Flamengo 4 x 0 Internacional
O Flamengo, na campanha vitoriosa de 2009, atropelou o Internacional pelo placar de 4 a 0, no Maracanã, na 7ª rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano. Com três gols do Imperador Adriano e um de Emerson, o Rubro-Negro carioca mostrava o potencial para ser campeão. Adriano foi o artilheiro do campeonato, com 19 gols.
Fluminense – Fred
Fluminense 3 x 1 Coritiba
Em noite iluminada de Fred, no dia 13 de novembro de 2011, O Fluminense venceu o Coritiba por 3 a 1. O atacante marcou os três gols, entre eles um de bicicleta. O jogo foi válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Grêmio 4 x 0 Grêmio Prudente
No dia 6 de outubro de 2010, o Grêmio goleou o xará paulistapor 4 a 0 dentro do Olímpico. Na partida, o hoje atacante da Seleção Brasileira, Jonas, marcou três. Àquela altura, na 28ª rodada, Jonas era o artilheiro do Brasileirão.
Internacional – Leandro Damião
Palmeiras 0 x 3 Internacional, 11 de setembro de 2011
O Palmeiras provou do veneno de Leandro Damião no dia 11 de setembro de 2011. Depois de perder chances incríveis no jogo, o Verdão viu o jovem atacante desequilibrar e desenhar o placar por 3 a 0 em apenas três chances. O gols de Damião garantiram um avanço na tabela ao Internacional.
Palmeiras – Lucas Barrios
Fluminense 1 x 4 Palmeiras
No ano passado, no dia 16 de setembro, Lucas Barrios fez três na goleada de 4 a 1 do Palmeiras em cima do Fluminense em pleno Maracanã. Vestindo camisa 8, seu número favorito, o paraguaio entrou no segundo tempo e resolveu a partida. O dia especial de Barrios ocasionou uma crise no time das Laranjeiras.
Ponte Preta – Roger
Ponte Preta 4 x 1 Coritiba, 14 de julho de 2012
O atacante Roger é mais um que faz parte dos grupo dos que fizeram três gols em um jogo de Brasileirão. No dia 14 de julho de 2012, a Ponte Preta goleou o Coritiba por 4 a 1 com direito ao show particular de Roger, que chegou à artilharia do campeonato na ocasião.
Santa Cruz – Júnior Maranhão
Na segunda rodada do Brasileirão deste ano, quando o Santa Cruz goleou o Cruzeiro por 4 a 1 no Arruda, não houve torcedor coral que não tenha se lembrado do último confronto entre as equipes pela Série A. Foi na edição de 2006, quando o Tricolor pernambucano repetiu o placar contra a Raposa, pela 34ª rodada: 4 a 1.
Foi nesse jogo que Francisco Pereira da Costa Júnior, o Júnior Maranhão, se consagrou. O lateral marcou os quatro gols do Santa na partida e viu sua carreira mudar. Depois de acabar com o Cruzeiro, Maranhão recebeu propostas de vários clubes brasileiros, mas acabou aceitando uma oferta do Oita Trinita, do Japão, antes do término do Brasileirão.
Santos – Neymar
Cruzeiro 0 x 4 Santos, 3 de novembro de 2012
Neymar saiu do Independência aplaudido. O craque santista arrebentou contra o Cruzeiro pela 34ª rodada do Brasileirão 2012. Com três gols, até a torcida celeste se rendeu ao atacante. A goleada por 4 a 0 foi completada com gol de Felipe Anderson.
Sport – Weldon
Sport 4 x 2 Flamengo, 7 de junho de 2009
O Flamengo até abriu 2 a 0 na Ilha do Retiro, mas Weldon passou como um furacão. Foram três gols do atacante em apenas seis minutos. Com o primeiro gol de Durval, o Sport fechou o placar em 4 a 2. A partida foi válida pela quinta rodada do Brasileirão 2009.
São Paulo – Lucas
Sport 2 x 4 São Paulo, 27 de outubro de 2012
Visitar o Sport na Ilha do Retiro não é uma tarefa fácil. Porém, no Brasileirão de 2012, Lucas Moura deitou e rolou na casa do Rubro-Negro. Três gols e vitória por 4 a 2, em partida válida pela 33ª rodada. O outro gol do Tricolor paulista foi marcado por Rivaldo contra a própria meta.
Vitória – Schwenck
Vitória 4 x 3 Atlético Mineiro, 26 de maio de 2010
Em um jogo de sete gols, o Vitória não teria derrotado o Galo sem Schwenck. O artilheiro rubro-negro marcou os três primeiros gols do Leão da Barra, mesmo jogando com um homem a menos. Evandro fez o gol salvador do jogo, válido pela quarta rodada do Brasileirão de 2010.
Site CBF.

