Reitor Tonholo entrega comenda a Renan Filho por investimentos em ciência, tecnologia e inovação



 

Foto: Reprodução

O reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, entregou, na noite de ontem (23), uma comenda de mérito e reconhecimento ao governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), pelo apoio à ciência, tecnologia, inovação e educação no estado. A iniciativa foi aprovada, por unanimidade, na última reunião do Conselho Universitário (Consuni) e contou com a presença do reitor da Ufal e dos reitores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

“O Conselho Universitário entende que o governador deu um salto significativo no investimento à ciência, tecnologia e inovação, e o grande carro-chefe desse reconhecimento é o trabalho árduo da Fapeal, que, atualmente, é uma das principais sustentadoras do movimento desses setores no estado. Precisamos continuar levando tecnologias para facilitar a oferta do ensino e o trabalho dos professores, de forma que a gestão da educação possa usufruir de instrumentos que tornem o trabalho mais fácil e mais eficiente”, destacou o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo.

Foto: Reprodução

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, também esteve presente na solenidade e destacou as ações públicas em favor da educação no estado. “Aqui em Alagoas, nós democratizamos o acesso aos recursos públicos da Fapeal, através de mais de 75 editais, e também atendemos a toda comunidade científica acadêmica das instituições que possuem pesquisadores e que contam com programas de pós-graduação, a nível de mestrado e doutorado”, afirmou Fábio Guedes.

Foto: Reprodução

A reunião aconteceu no salão de despachos do Palácio do Governo e, na oportunidade, as instituições públicas de Alagoas puderam explanar, junto ao governador, sobre a importância do investimento contínuo na ciência e na educação. Entre os programas debatidos, está o Cartão Nota 10, liderado pela Secretaria do Estado da Educação, que combate à evasão escolar e incentiva a permanência dos estudantes da rede pública estadual na sala de aula. Além disso, o programa CRIA também foi lembrado. O benefício é pago mensalmente pelo governo estadual a famílias que vivem na pobreza ou na extrema pobreza e que tenham gestantes, crianças de até 7 anos com microcefalia por Zika Vírus ou qualquer outra criança de até 6 anos de idade em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo