Após 13 anos de guerra civil, a capital Damasco foi tomada pelos rebeldes, que anunciaram a queda de Assad através da TV pública do país. A situação é acompanhada de perto pela embaixada do Brasil, que monitora a segurança dos cidadãos brasileiros na região. Até o momento, não há registros de nacionais entre as vítimas dos conflitos.
O Itamaraty expressou sua preocupação com a escalada de hostilidades na Síria e pediu para que todas as partes envolvidas exerçam máxima contenção, garantindo a integridade da população e infraestrutura civil. A situação é delicada e requer atenção das autoridades brasileiras, que buscam garantir a segurança dos seus cidadãos em meio ao cenário de conflito.
Diante desse contexto tenso e instável, a orientação do Itamaraty para os brasileiros presentes na Síria é clara: deixem o país o mais rápido possível e busquem proteção em locais seguros. A prioridade é garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos em meio a uma crise que se intensifica a cada dia.
Essa crise na Síria reflete a complexidade do cenário político e da instabilidade que assola a região. O momento requer cautela e medidas de segurança para proteger a vida da população. O Itamaraty segue monitorando de perto a situação e em constante comunicação com as autoridades locais e com os cidadãos brasileiros que se encontram na região.