Reforços da Sesau alertam sobre riscos da leptospirose com chegada das chuvas em Alagoas. Medidas de prevenção são essenciais.



Com a proximidade do fim do verão e início do período de chuvas em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está alertando a população sobre os cuidados necessários para prevenir a leptospirose. Esta doença é transmitida pela bactéria Leptospira presente na urina de ratos infectados, e a época de chuvas e enchentes aumenta o risco de contaminação.

Para evitar contrair a leptospirose, é fundamental evitar o contato com água de enchentes, esgoto, transbordamento de rios e córregos, que podem estar contaminados. Caso seja extremamente necessário o contato com água suspeita, é recomendado o uso de botas, capas e luvas de borracha para proteção.

O secretário estadual de saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressalta a importância do uso de água tratada para ingestão e higienização dos alimentos como medida preventiva. Ele enfatiza a necessidade de lavar os alimentos com água limpa, potável e, se necessário, utilizar hipoclorito de sódio, distribuído mensalmente para os municípios.

Os sintomas da leptospirose são semelhantes aos da gripe, incluindo dores de cabeça, febre, dor muscular e podem evoluir para icterícia. Além disso, a doença pode causar manchas na pele e escurecimento da urina devido a problemas renais.

Em casos de suspeita da doença, é essencial procurar uma unidade de saúde próxima. Nas situações mais leves, as Unidades Básicas de Saúde podem atender, enquanto em casos mais graves é recomendado buscar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Portanto, a prevenção da leptospirose requer atenção e cuidados especiais, especialmente durante o período de chuvas. A conscientização da população sobre os riscos e medidas preventivas é fundamental para evitar a propagação dessa doença.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo