O superintendente do Ronda no Bairro, coronel Cícero Silva, destaca a importância desse reforço diante do aumento da criminalidade na região, que já foi mapeada e teve os pontos vulneráveis identificados, visando proteger não apenas os turistas, mas também os moradores e comerciantes locais. Já o tenente J. Edson, coordenador operacional do programa, ressalta que a estratégia busca garantir a sensação de segurança para a população que transita e trabalha nessas áreas.
Além do patrulhamento por veículos, as viaturas circularão constantemente pelas ruas adjacentes, contando com o suporte das guarnições de motos que já realizam essa atividade há algum tempo. Esse incremento na segurança é resultado de uma ação conjunta das Forças de Segurança Pública de Alagoas, determinada pelo governador Paulo Dantas, em cooperação entre a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), dentro da Operação Orla Segura.
Além da faceta operacional, o Ronda no Bairro possui uma equipe social que atua até a meia-noite, realizando buscas ativas e prestando assistência à população em situação de rua ou vulnerabilidade social nos territórios Centro e Orla. A iniciativa visa não apenas coibir crimes, mas também cuidar do bem-estar da comunidade local.