Redução significativa na maioria dos crimes no DF, mas estupro e tráfico de drogas crescem, apontam dados da SSP-DF.

Nos últimos 10 anos, o Distrito Federal tem sido palco de uma diminuição considerável na maioria dos crimes registrados, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). No entanto, o mesmo período revela um aumento nas ocorrências de estupros em 20,8% e tráfico de drogas em 11,4%.

Analisando os números de 2014 a 2024, o Metrópoles constatou as maiores variações negativas em crimes como roubo de veículo, homicídio e roubo a pedestre. O roubo de veículo teve uma queda significativa de 85,7%, homicídios tiveram uma redução de 71,1% e roubo a pedestre caiu em 66,2%.

Quanto aos assassinatos, excluindo os feminicídios, houve uma queda de 693 para 200 ocorrências em 10 anos. No entanto, os casos de estupro aumentaram de 777 para 939 registros no mesmo período.

Os dados indicam um avanço na redução de crimes letais e patrimoniais, mas também ressaltam a importância de políticas relacionadas à violência de gênero e ao tráfico de drogas.

É válido ressaltar que, até 2014, a SSP-DF considerava os feminicídios como parte dos homicídios. A tipificação dos homicídios por razões de gênero só passou a ser possível em março de 2015 com a promulgação da Lei nº 13.104.

Desde então, o ano com maior número de feminicídios no Distrito Federal foi 2023, com 31 mulheres vítimas desse tipo de crime. Em 2024, o número de feminicídios foi de 23.

Os dados revelam um panorama complexo da segurança pública no Distrito Federal, mostrando avanços em alguns tipos de crime, como homicídios, e desafios em outros, como estupros e tráfico de drogas. A análise cuidadosa dessas informações é essencial para guiar políticas públicas mais eficazes e proteger a população da região.

Sair da versão mobile